A História

a nossa história

Uma paixão por vinhos

É numa vinha de apenas um hectare, na região de Estremoz que são produzidos os vinhos Já Te Disse, com um denominador comum: micro-produção de alta qualidade!

Uma viagem à Borgonha e alguns vinhos que perduram na memória pelas melhores razões, fizeram despoletar o sonho há muito adormecido: produzir vinhos de grande qualidade, em Portugal! Corria o ano de 2015, quando Pedro Patrício, juntamente com o seu irmão Rui Patrício, compraram um monte alentejano em Estremoz, a dois passos da freguesia de S. Lourenço de Mamporcão. Daí a plantar uma vinha com apenas um hectare, mas com muito para dar, foi um pequeno passo.
Quatro anos volvidos, em 2021, foi lançado o primeiro vinho JÁ TE DISSE TINTO 2019, um blend feito a partir das três castas, engarrafado em apenas 2.800 garrafas numeradas e lacradas manualmente, que esgotaram no mesmo ano. “Menos é Mais” é muito provavelmente a expressão que melhor define este projeto, onde o factor qualidade será sempre uma prioridade. O terroir único com especificidades próprias e um microclima que lhe confere características diferentes do resto do Alentejo, fazem parte da equação, onde todos os detalhes contam.
os rótulos

Rótulos pela mão de Álvaro Siza Vieira

Álvaro Siza Vieira é um grande contador de histórias.

Histórias ímpares que se revelam em todos os seus projetos nacionais e internacionais, tornando-o no mais premiado arquiteto português de sempre.

Mas a arte de Siza Vieira estende-se igualmente ao desenho, tendo elaborado para a família Patrício os dois desenhos, o cão e o caçador, e que Pedro decidiu imortalizar nos rótulos do vinho JÁ TE DISSE.

E assim ficou. O JÁ TE DISSE viveu muitos anos, não deixando ninguém indiferente, ao ponto de frequentemente os amigos e colegas perguntarem ao avô como se chamava o rafeiro. “JÁ TE DISSE”, respondia ele, vezes sem conta, sem esconder o afeto que tinha por aquele cão e o sorriso de prazer que a situação lhe provocava. “Mas já disseste o quê?”

Os afetos, o gosto pelo campo, a boa disposição, a simplicidade, a genuinidade; tudo isto o JÁ TE DISSE representa e traz à memória do Pedro Patrício e do seu irmão Rui. “Mas já disseste o quê?”.

Tudo, está tudo dito. JÁ TE DISSE

a história do avô

Porquê o nome Já Te Disse

Natural de Santarém, o avô do Pedro Patrício e do seu irmão Rui era um apaixonado pelo campo, e gostava de caçar, fazendo-se acompanhar pelos cães que teve ao longo da vida, entre eles um atrevido rafeiro de orelha partida. 

Quando, há algumas décadas, apareceu em casa pela primeira vez com o cão, o avô Ramiro perguntou à mãe do Pedro e do Rui que nome lhe deveria dar, ao que ela respondeu com um ar maroto: “JÁ TE DISSE”.

Reproduzir vídeo