A Vinha
O Monte no Alentejo
Estremoz
Ter uma vinha e, consequentemente, produzir um vinho de grande qualidade e com personalidade foi uma paixão que foi amadurecendo, sobretudo com a visita de Pedro a Borgonha, onde viria a aprofundar os seus conhecimentos sobre vinho.
As especificidades de Estremoz, uma terra de características únicas, onde o melhor do Alentejo se reúne em harmonia, refletem-se na singularidade da marca JÁ TE DISSE.
Esta é uma região dotada de um terroir esplêndido com um microclima diferente do restante Alentejo. Aliando as excelentes condições de Estremoz às do Monte onde foi plantada a vinha, com uma excelente exposição solar e um terreno misto, estava encontrada a simbiose necessária para fazer produtos autênticos.
a combinação certa dos elementos
Ao encontro de um terroir perfeito
"A nossa paixão por vinhos fica completa quando a partilhamos com outros"
– Pedro Patrício
a vinha
Uma vinha autêntica
Localizada a 7kms de Estremoz, foram plantadas 3.613 videiras em apenas um quadrado de 1 hectare, sob uma orientação solar SE-NO, a uma altitude média de 300m e com uma forte inclinação de 44º, num tipo de solo Argilo-Xistoso, divididas entre as 3 castas de uva tinta – Alicante Bouschet, Petit Verdot e Syrah.
Xisto (do grego σχιστός schistós, ‘cindido’) é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por “lousa” (e, por extensão, designa-se como “terra lousinha” aos solos com base xistosa).
ALICANTE BOUSCHET
Origem: Languedoc
Uva/Vinho: Tintureira (cor intensa), frutos vermelhos e taninos vigorosos. Estabeleceu-se no Alentejo há muitos anos e permite vinhos de grande qualidade.
PETIT VERDOT
Origem: Bordéus – França
Uva/Vinho: Frutos vermelhos, especiarias, mentol e violeta, taninos potentes e cor intensa.
Casta pouco utilizada na região, conquistou uma nova nacionalidade ibérica.