O Avô Ramiro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Hoje, é dia de celebrar os 100 anos do Avô Ramiro. Este é um texto que há muito tempo pensei escrever, no dia que fizesse os 100 anos. Chega o dia desejado, e as palavras não saem. Emocionado e cheio de recordações na memória, peço a todos os que ainda tiverem essa oportunidade, que brindem e celebrem com os vossos avós, com a família, enquanto puderem. Com ou sem vinhos nos copos, mas celebrem….
Nasceu a 26 de outubro de 1923, ao raiar do dia, numa pequena aldeia chamada Alcanhões, que agora é vila. Um parto difícil da bisavó Mariana, em casa. O avô Ramiro faleceu em 1997.

Hoje celebramos os 100 anos do seu nascimento.

O avô Ramiro deixou-nos umas imensas saudades. Contudo, mais que saudades, deixou-nos heranças valiosíssimas, como valores humanos, o amor pela família, a resiliência do dia a dia e paixão pelo campo, pela natureza, pelas floresta, pelos animais. Por tudo o mais de genuíno que o planeta nos dá.

Recordo cada ruga do seu rosto, aquele olhar sábio que parecia um farol e que nos iluminou muitos caminhos. Com ele dei os primeiros passos, as primeiras pedaladas, os primeiros tiros de espingarda. E deu-me uma mãe maravilhosa. Que legado simples e maravilhoso nos deixou! ❤️

O nosso avô era um apaixonado pelo campo, onde gostava de caçar, fazendo-se acompanhar pelos vários cães que teve ao longo da vida, entre eles um atrevido cão rafeiro de orelha partida. Quando há algumas décadas apareceu em casa pela primeira vez com o cão, o avô Ramiro, em tom de brincadeira com a nossa mãe, deu-lhe o nome de “JÁ TE DISSE”. E assim ficou. Quando os amigos na caça perguntavam o nome do cão, o avô respondia “JÁ TE DISSE”, e os amigos perguntavam “já me disseste o quê?” e a risada era geral. Que memória incrível que eu e o meu irmão Rui temos desses momentos mágicos.

Como pequena homenagem ao nosso avô, criámos a marca "Já Te Disse" para os vinhos. E convidámos Siza Vieira para desenhar os rótulos, que decidiu imortalizar a história com dois rótulos distintos. um cão e um caçador.
Obrigado ao avô Ramiro, apesar de, esteja onde estiver, não terá certamente, acesso a redes sociais para ler este texto. Pedro Patrício (neto mais novo do avô Ramiro e Produtor dos vinhos Já Te Disse)
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *