Hoje celebramos os 100 anos do seu nascimento.
O avô Ramiro deixou-nos umas imensas saudades. Contudo, mais que saudades, deixou-nos heranças valiosíssimas, como valores humanos, o amor pela família, a resiliência do dia a dia e paixão pelo campo, pela natureza, pelas floresta, pelos animais. Por tudo o mais de genuíno que o planeta nos dá.
Recordo cada ruga do seu rosto, aquele olhar sábio que parecia um farol e que nos iluminou muitos caminhos. Com ele dei os primeiros passos, as primeiras pedaladas, os primeiros tiros de espingarda. E deu-me uma mãe maravilhosa. Que legado simples e maravilhoso nos deixou! ❤️
O nosso avô era um apaixonado pelo campo, onde gostava de caçar, fazendo-se acompanhar pelos vários cães que teve ao longo da vida, entre eles um atrevido cão rafeiro de orelha partida. Quando há algumas décadas apareceu em casa pela primeira vez com o cão, o avô Ramiro, em tom de brincadeira com a nossa mãe, deu-lhe o nome de “JÁ TE DISSE”. E assim ficou. Quando os amigos na caça perguntavam o nome do cão, o avô respondia “JÁ TE DISSE”, e os amigos perguntavam “já me disseste o quê?” e a risada era geral. Que memória incrível que eu e o meu irmão Rui temos desses momentos mágicos.