O projecto Já Te Disse

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em 2015, os irmãos Pedro e Rui Patrício decidiram investir num monte alentejano, em Estremoz, junto à pequena freguesia de S. Lourenço de Mamporcão.

Ter uma vinha e, consequentemente, produzir vinho de grande qualidade e com personalidade foi uma paixão que foi amadurecendo, sobretudo com a visita de Pedro a Borgonha, onde viria a aprofundar os seus conhecimentos sobre vinho.

As especificidades de Estremoz, uma terra de características únicas, onde o melhor do Alentejo se reúne em harmonia, refletem-se na singularidade da marca JÁ TE DISSE.

Esta é uma região dotada de um terroir esplêndido com um microclima diferente do restante Alentejo. Aliando as excelentes condições de Estremoz às do Monte onde foi plantada a vinha, com uma excelente exposição solar e um terreno argilo-xistoso, estava encontrada a simbiose necessária para fazer produtos autênticos.

Vinha pequena, grandes vinhos

Em 2016 foi plantado apenas 1 hectare de vinha com 3 castas de origem francesa – Alicante Bouschet, Petit Verdot e Syrah. A Alicante Bouschet teve origem em Languedoc, é também chamada a casta Tintureira pela cor intensa que tem, com frutos vermelhos e taninos vigorosos. Estabeleceu-se no Alentejo há muitos anos e permite vinhos de grande qualidade.

A casta Petit Verdot, originária de Bordéus, distingue-se pelos aromas de frutos vermelhos, especiarias, mentol e violeta, apresenta taninos potentes e cor intensa. Casta pouco utilizada na região, conquistou uma nova nacionalidade ibérica.

A Syrah, oriunda de Côtes, identifica-se pelos seus sabores a frutos silvestres, mentol, pimenta, violeta trufa e taninos suaves. É uma casta mais flexível, podendo ser encontrada em todo o mundo.

Os vinhos Já Te Disse têm como winemaker Joachim Roque, enólogo luso-francês, responsável da viticultura e pela produção do vinho Já Te Disse. Formado em viticultura e enologia em Bordéus – França, e com várias experiências internacionais (Bordéus, Côtes du Rhônes, Napa Valley, Alentejo, entre outras). Baseado em Estremoz na sua empresa Vinivista (consultores), conta com uma equipa técnica experiente e dedicada.

O winemaker Joachim Roque é o especialista responsável pela produção do vinho JÁ TE DISSE

Joachim Roque percebeu, desde o primeiro dia, o potencial do terroir e das castas que diferenciava o vinho JÁ TE DISSE. Acreditou no projeto único e particular, ajudou a transformar esta pequena parcela de vinha num caso de sucesso, particularmente no que respeita à produção sempre muito controlada de um vinho premium e de características ímpares.

Rótulos por Siza Vieira

Os desenhos dos rótulos são da autoria do Arquiteto Alvaro Siza Vieira, Siza Vieira é um grande contador de histórias. Histórias ímpares que se revelam em todos os seus projetos nacionais e internacionais, tornando-o no mais premiado arquiteto português de sempre. Mas a arte de Siza Vieira estende-se igualmente ao desenho, tendo elaborado para a família Patrício os dois desenhos que Pedro decidiu imortalizar nos rótulos do vinho Já Te Disse, um cão e um caçador.

Todas as garrafas de todos os vinhos são sempre numeradas, com os dois rótulos distintos do cão e do caçador. A rolha utilizada é de cortiça natural e posteriormente lacrada a quente. Os vinhos estão disponíveis garrafas de 750ml

Em 2019 foi produzido o primeiro vinho tinto, um blend com as três castas, que surpreendeu o mercado pela sua qualidade e potencial para as próximas colheitas. Foram produzidas apenas 2.800 garrafas e em apenas 9 meses toda a produção foi vendida. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *