Tesouros Submersos: O Envelhecimento dos Vinhos Já Te Disse no Fundo do Mar

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em Julho de 2023, foram selecionadas e submersas apenas 30 garrafas dos vinhos Já Te Disse, durante 16 meses, em 3 profundidades diferentes no mar, em Sines, para envelhecimento subaquático.

O vinho estagiou a 10 metros, 16 metros e finalizou envelhecimento a 8 metros, estima-se que a uma temperatura constante de 10ºC a 12ºC, e com uma pressão de cerca de 2 bar.
As garrafas foram submersas por uma equipa de mergulho lideradas pelo mergulhador Joaquim Parrinhas e por Pedro Patrício, o próprio produtor dos vinhos Já Te Disse.

Durante estes 16 meses, foram constatadas alterações dos aromas e sabores em cada vinho. Maior frescura, vinhos mais redondos, menos ácidos e com sensações marítimas no paladar. Alterações essas, que são provocadas através de uma membrana osmótica muito fina que permite passagem de iões bidireccionalmente, trazendo características marítimas ao vinho.

Além das alterações do vinho, as garrafas ganham uma vida marítima incrível, agarrada ao próprio vidro, com conchas, molusco, algas, búzios, entre outros.

O objetivo deste microprojeto de estágio e envelhecimento subaquático, é proporcionar a 30 pessoas no mundo a experiência única de provar exatamente o mesmo vinho, em duas garrafas com estágios diferentes – Envelhecimento em garrafa submersa 16 meses no mar vs Envelhecimento em garrafas à superfície, o clássico. E tudo feito em Portugal, entre Estremoz e Sines.

Cada Pack-Experiência é disponibilizada dentro de uma caixa em craft produzida com matéria prima que garante uma redução de pegada carbónica, inserida no compromisso com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

As garrafas foram emersas em 22 Novembro 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *